domingo, 3 de julho de 2011

Codorniz da China ( Excalfactoria chinensis )


Galinha miniatura (outros nomes: Codorna chinesa pintada, Button Quail, Caille peinte de Chine)

História:

Oriunda da China, de onde adquiriu o nome, mas também encontrada um pouco por todo o Sul Asiático, a Codorniz da China chega a habitar as ilhas de Madagáscar e já foi avistada a 1220 metros de altura nas montanhas de Burnéu.
Esta codorniz é o galináceo mais pequeno do mundo, o seu tamanho varia entre 12 a 14 cm. Talvez por isso seja bastante popular entre os entusiastas de aves. São óptimas opções para limpar o fundo dos aviários, pois não há semente que lhe escape. Há mesmo pessoas que optam por ter este animal em apartamentos.

Temperamento:

A Codorniz Anã da China é geralmente encontrada em pares, no seu habitat natural. Os machos são geralmente agressivos entre si.
Quando se sente ameaçada, a Codorniz da China agacha-se e começa a piar. Em posição de ataque, a codorniz agacha-se, baixa a cabeça, mas mantém o bico levantado.
Estes animais não são aves de poleiro e não dominam o voo, por isso deslocam-se maioritariamente pelo chão.
São aves tímidas que mais facilmente se fazem ouvir do que se deixam ser vistas.
Bastante comunicativas, as Codornizes da China produzem vários tipos de vocalizações, desde os piares do macho para cortejar a fêmea, até aos piares mais sonantes quando não estão à vista umas das outras.
É um animal que gosta de carinhos e ao fazer-lhe festas ronca como os gatos.
Este animal exótico e fora do comum é ideal para companhia e para poder ter ovos caseiros ou uma criação em pequena escala.

Descrição:

 O mais pequeno galináceo do mundo, tem várias mutações de cor, sendo as mais conhecidas, a prateada e a branca.

Os machos distinguem-se por umas listas na parte da frente do pescoço e um tom cinzento no peito mais prenunciado. As fêmeas não têm as listas no pescoço tão acentuadas como os machos, e no peito são mais sarapintadas e sem o tom cinza.

As codornizes completamente brancas não exibem cores que distinga o macho da fêmea
.

Distinção entre sexos: (Fácil)

Os machos distinguem-se por umas listas na parte da frente do pescoço e um tom cinzento no peito mais prenunciado. As fêmeas não têm as listas no pescoço tão acentuadas como os machos, e no peito são mais sarapintadas e sem o tom cinza.
As codornizes completamente brancas não exibem cores que distinga o macho da fêmea.

Dimensões:

Aproximadamente 13 cm

Criação:

É muito fácil de criar, mesmo em jaulas pequenas. Põem cerca de 9 a 10 ovos e depois chocam-nos. A incubação demora 17 dias e de seguida nascem umas codornizes pequeninas que ficarão a cargo da mãe até atingirem a idade adulta.

Alimentação:
A Codorniz da China alimenta-se de sementes, incluindo cereais, e também de vegetais. Mais raramente, aceitam insectos, tais como minhocas, térmitas e outros pequenos insectos. As fêmeas necessitam de um suplemento de cálcio para porem ovos em condições.

Sem comentários:

Enviar um comentário